domingo, 18 de março de 2012

475° Dia – Paraty – Trindade – 05/03/2012 – Segunda-feira

Hoje acordamos cedinho para conseguirmos chegar cedo em Trindade e ainda aproveitarmos uma praia. Ouvimos dizer Trindade possui as enseadas mais bonitas da região. Desta maneira, arrumamos tudo e saímos bem empolgados para o trajeto do dia.
Sabíamos que o trajeto seria curto, mas intenso, entre Paraty e Trindade há uma montanha de 4Km de subida. Desta maneira, fomos aproveitando a paisagem e curtindo a brisa fresca da Mata Atlântica antes de chegarmos ao pé do Morro Deus nos Acuda. Assim que chegamos em Patrimônio, a cidade que fica aos pés do morro, perguntamos sobre hospedagens. Como não havia nada abaixo dos R$70,00, optamos por tentar a sorte e transpor o morro.
Desde o início da subida, percebemos o motivo da sua designação. O aclive era tão íngreme que, em diversos momentos, tivemos que descer das bikes e empurrar. Isso que o Moacir não desce da bike por nada, mas desta vez tivemos que nos render.
Em uma das nossas paradas para recuperar as energias, um carro parou ao nosso lado só para nos parabenizar pelo feito. O motorista ainda nos avisou que em menos de 200m já começaríamos a descer. Neste momento, agradecemos a notícia e ficamos muito animados. Imaginávamos que a descida seria uma benção depois de tanto suor. Para o nosso engano, a descida foi tão complicada quanto a subida, tivemos que nos agarrar nos freios e jogar todo o peso do corpo para trás para conseguirmos equilibrar as bikes. Após esse trecho chatinho, chegamos no povoado de Trindade.
Logo de início começamos a pesquisar o preço dos campings. Para a nossa surpresa, os preços das hospedagens eram bem acessíveis. Desta maneira, nos instalamos num camping bem no centro do povoado e de frente para o mar. Após armarmos acampamento, saímos para conhecer a tão falada orla. Realmente, a praia é lindíssima, cheia de morros e mar verdinho. Ficamos o resto da tarde curtindo a praia e conversando com o pessoal do camping. No final do dia, fomos no mercadinho para comprarmos água e comida. Assim que voltamos ao camping, cozinhamos e nos jogamos na barraca. Estávamos exaustos, pois o dia hoje foi intenso. Mesmo assim, ainda pegamos uma das paisagens mais belas da viagem: a lua cheia iluminando os morros e o mar.